Com isso, vamos conhecer algumas classificações climáticas usadas no mundo.
Classificação climática de Köppen
É o sistema de classificação global dos tipos climáticos mais utilizada em geografia, climatologia e ecologia. A classificação é baseada no pressuposto, com origem na fitos sociologia e na ecologia, de que a vegetação natural de cada grande região da Terra é essencialmente uma expressão do clima nela prevalecente. Assim, as fronteiras entre regiões climáticas foram selecionadas para corresponder, tanto quanto possível, às áreas de predominância de cada tipo de vegetação, razão pela qual a distribuição global dos tipos climáticos e a distribuição dos biomas apresentam elevada correlação. Na determinação dos tipos climáticos são considerados a sazonalidade e os valores médios anuais e mensais da temperatura do ar e da precipitação. Estrutura: A classificação climática de Köppen divide os climas em 5 grandes grupos sendo eles A, B, C, D, E e diversos tipos e subtipos. Cada clima é representado por um conjunto variável de letras com 2 ou 3 caracteres com a seguinte formação
- Primeira letra: uma maiúscula seja A, B, C, D ou E que denota a característica geral do clima de uma região, constituindo o indicador do grupo climático.
- Segunda letra: uma minúscula, que estabelece o tipo de clima dentro do grupo, e denota as particularidades do regime pluviométrico, isto é a quantidade e distribuição da precipitação isso apenas utilizada caso a primeira letra seja A, C ou D. Nos grupos cuja primeira letra seja B ou E, a segunda letra é também uma maiúscula, denotando a quantidade da precipitação total anual no caso de B ou a temperatura média anual do ar no caso E.
Baixe aqui o material da aula