sexta-feira, 28 de agosto de 2015

[Aula DS] Líquens e Fungos - Profº Julio e Thiago

  1. Os líquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam líquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias.
  2. Resultado de imagem para Líquens

Dicionário MAM'dala:

  • Simbióticas: Ser vivo que vive junto de outro de espécie diferente, de cuja relação demanda uma vida em comum e melhor para os dois.
  • Mutualismo: É uma relação obrigatória entre seres em que os dois se beneficiam.
  • Ascomicetos: O maior e mais diversificado grupo de fungos. Os ascomicetos também têm hifas septadas. As trufas e as leveduras das frutas e queijos pertencem a este grupo. Os ascomicetos se reproduzem assexuadamente por esporos especializados chamados conídios, produzidos em hifas especiais chamadas conidióforos. No caso da reprodução sexuada, forma-se uma estrutura em forma de saco chamada asco, dentro da qual são produzidos os ascósporos
  • Basidiomicetos: Os basidiomicetos são de todos os fungos os mais vulgares. São exemplo grandes cogumelos de chapéu, licopudon, cogumelo comestível, ferrugem, fuligem, etc. Esta classe de fungos inclui cerca das 2500 espécies conhecidas.
    Os basidiomicetos distinguem-se dos restantes fungos pela produção de basidiósporos, que se formam a partir de uma estrutura esporífera denominada basídio. O micélio desta classe de fungos é sempre septado e na maioria das espécies atravessa três fases durante o ciclo vital do fungo..
  • Clorofíceas: As clorofíceas também são chamadas de algas verdes (do grego chloro = verde, phyton = planta). É o grupo mais numeroso e diversificado de algas. As clorófitas habitam os mais diversos ambientes, porém sua grande maioria é de água doce (cerca de 90%), formando a maior parte do plâncton de água doce. Os representantes marinhos são bentônicos. Os representantes terrestres podem viver sobre troncos ou barrancos úmidos, outros em camadas de gelo nos pólos. Formas saprófitas fazem associação com fungos, protozoários,celenterados e mamíferos.
  • Cianobactérias: (Algas Azuis ou cianofíceas) são também procariontes. São todas autótroficas fotossintetizantes, mas suas células não possuem cloroplastos. Assim como algumas bactérias, as cianofíceas são também fixadoras de nitrogênio. 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

[Aula PEA] Documentário: Ilha das Flores - Prof° Bosco





"O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores numa posição posterior aos porcos na prioridade de escolha de materiais orgânicos é o fato de não terem dinheiro nem dono. Os humanos se diferenciam dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por serem livres. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."

Texto original do roteiro do filme

Resenha crítica sobre o documentário e educação ambiental: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/documentario-ilha-das-fores.htm

Sobre o diretor Jorge Furtado: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Furtado

terça-feira, 25 de agosto de 2015

[Aula PCT] O Ciclo das Rochas - Prof° Gabriel

Ciclo das Rochas ou Ciclo Petrológico


As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta cheio de dinâmica (variações de temperatura e pressão, abalos sísmicos e movimentos tectônicos). Da mesma forma, as atividades de intemperismo causam constantes alterações sobre as rochas.

Baixe o material da aula: O Ciclo das Rochas

[Aula PCT] Intemperismo - Profº Gabriel

Parque Geológico Zhangye Danxia, na China. Desenhos criados durante 24 milhões de anos.

Intemperismo 

O fluxo de matéria e energia dentro do planeta terra resulta na formação, transformação das rochas e das paisagens. Esse processo ocorre devido a dois conjuntos de forças, que são: Endógenas (forças internas. Ex: tectonismo) e Exógenas (forças externas. Ex: intemperismo)


Baixe o material da aula

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

[DS] Reino Protista - Profº Thiago / Júlio



O que é o Reino Protista?

O reino protista engloba uma grande variedade de organismos unicelulares (com uma única célula) e algumas formas simples de organismos multinucleares (com vários núcleos) e multicelulares (com várias células). 

Baixe o material:

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

[Aula PCT] Introdução a Geomorfologia - Profº Gabriel

Introdução a Geomorfologia - Profº Gabriel e Rodrigo Ferraz




A geomorfologia é um conhecimento específico, sistematizado, que tem por objetivo analisar as formas do relevo, buscando compreender os processos pretéritos e atuais. Como componente disciplinar da temática geográfi­ca, a geomorfologia constitui importante subsídio para a apropriação racional do relevo, como recurso ou suporte, considerando a conversão das propriedades geoecológicas em sócio-reproduto­ras (Kügler, 1976, caracteriza as funções sócio-reprodutoras em suporte recurso do homem). Seu objeto de estudo é a superfície da crosta terrestre, apresentando uma forma específica de análise que se refere ao relevo. A análise incorpora o necessário conhecimento do jogo de forças antagônicas, sistematizadas pelas atividades tectogenéticas (endógenas) e mecanismos morfoclimáticos (exógenos), responsáveis pelas formas resultantes (CASSETI,2015). 

Download do material: http://pt.slideshare.net/allankendy/introduo-a-geomorfologia